Total de visitas: 1076
Devem os cristãos crer que Deus é uma Trindade?

Lição 11
Crenças e costumes que desagradam a Deus

Que crenças e costumes são errados? (1)
Devem os cristãos crer que Deus é uma Trindade? (2)
Por que não celebram os verdadeiros cristãos o Natal, a Páscoa moderna, nem aniversários natalícios? (3, 4)
Podem os mortos prejudicar os vivos? (5) Morreu Jesus numa cruz?  (6)
Quão importante é agradar a Deus? (7)
 
Deus não é uma Trindade
O Natal e a Páscoa moderna vêm de antigas religiões falsas
Não há nenhum motivo para adorar os mortos ou ter medo deles

1. Nem todas as crenças e costumes são maus. Mas Deus não os aprova quando se originam de religião falsa ou são contrários a outros ensinos bíblicos. — Mateus 15:6.

2. Trindade: É Jeová uma Trindade — três pessoas em um só Deus? Não! Jeová, o Pai, é “o único Deus verdadeiro”. (João 17:3; Marcos 12:29) Jesus é Seu Filho primogênito e está sujeito a Deus. (1 Coríntios 11:3) O Pai é maior do que o Filho. (João 14:28) O espírito santo não é pessoa; é a força ativa de Deus. — Gênesis 1:2; Atos 2:18.

3. Natal e Páscoa: Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Ele nasceu por volta de 1.° de outubro, época do ano em que os pastores mantinham seus rebanhos ao ar livre, à noite. (Lucas 2:8-12) Jesus nunca ordenou que os cristãos celebrassem seu nascimento. Antes, mandou que comemorassem ou recordassem sua morte. (Lucas 22:19, 20) O Natal e seus costumes originaram-se de antigas religiões falsas. O mesmo se dá com os costumes atuais da chamada Páscoa, tais como o uso de ovos e de coelhos. Os primeiros cristãos não celebravam nem o Natal, nem a Páscoa moderna, tampouco o fazem hoje em dia os verdadeiros cristãos.

4. Aniversários natalícios: Os únicos dois aniversários natalícios mencionados na Bíblia eram de pessoas que não adoravam a Jeová. (Gênesis 40:20-22; Marcos 6:21, 22, 24-27) Os primeiros cristãos não celebravam aniversários natalícios. O costume de celebrar natalícios originou-se das antigas religiões falsas. Os cristãos verdadeiros dão presentes e se divertem juntos em outras ocasiões do ano.

5. Medo dos mortos: Os mortos não podem fazer nem sentir nada. Não podemos ajudá-los, nem podem eles prejudicar-nos. (Salmo 146:4; Eclesiastes 9:5, 10) A alma morre; não continua viva após a morte. (Ezequiel 18:4) Mas às vezes anjos iníquos, chamados demônios, fingem ser espíritos de mortos. Os costumes que têm que ver com o medo ou a adoração dos mortos são errados. — Isaías 8:19.

6. A cruz: Jesus não morreu numa cruz. Ele morreu num poste, ou estaca. A palavra grega, em muitas Bíblias traduzida “cruz”, refere-se apenas a um madeiro. O símbolo da cruz vem de antigas religiões falsas. Os primeiros cristãos não usavam nem adoravam a cruz. Portanto, você acha certo usar uma cruz na adoração? — Deuteronômio 7:26; 1 Coríntios 10:14.

7. Pode ser muito difícil abandonar algumas dessas crenças e costumes. Parentes e amigos talvez procurem convencê-lo a não mudar de crença. No entanto, agradar a Deus é mais importante do que agradar a homens. — Provérbios 29:25; Mateus 10:36, 37.

Lição 12
Respeito pela vida e pelo sangue

Como devemos encarar a vida? (1) E o aborto? (1)
Como os cristãos demonstram sua preocupação com a segurança? (2)
É errado matar animais? (3)
Quais são algumas das práticas que não mostram respeito pela vida? (4)
Qual é a lei de Deus referente ao sangue? (5)
Inclui isso as transfusões de sangue? (6)

1. Jeová é a Fonte da vida. Todas as coisas viventes devem a vida a Deus. (Salmo 36:9) A vida é sagrada para Deus. Mesmo a vida dum bebê ainda por nascer, no ventre da mãe, é preciosa para Jeová. Matar deliberadamente esse bebê em desenvolvimento é errado aos olhos de Deus. — Êxodo 21:22, 23; Salmo 127:3.

Para agradarmos a Deus, temos de evitar transfusões de sangue, hábitos impuros e riscos desnecessários

2. Os verdadeiros cristãos se preocupam com a segurança. Certificam-se de que seu carro e sua moradia tenham segurança. (Deuteronômio 22:8) Os servos de Deus não arriscam desnecessariamente a vida só por prazer ou por emoção. De modo que não participam em esportes violentos, que deliberadamente machucam outros. Evitam os entretenimentos que promovem a violência. — Salmo 11:5; João 13:35.

3. A vida animal também é sagrada para o Criador. O cristão pode matar animais para obter alimentação e roupa, ou para se proteger de doenças e de perigos. (Gênesis 3:21; 9:3; Êxodo 21:28) Mas é errado maltratar animais ou matá-los só por esporte ou por prazer. — Provérbios 12:10.

4. Fumar, mastigar noz-de-bétele e tomar drogas por prazer não é para os cristãos. Essas práticas são erradas porque (1) nos escravizam, (2) prejudicam nosso corpo e (3) são impuras. (Romanos 6:19; 12:1; 2 Coríntios 7:1) Pode ser muito difícil largar esses hábitos. Mas temos de fazer isso para agradar a Jeová.

5. O sangue também é sagrado aos olhos de Deus. Deus diz que a alma, ou vida, está no sangue. De modo que é errado ingerir sangue. É também errado comer a carne de um animal que não foi devidamente sangrado. A carne de um animal estrangulado ou que morreu numa armadilha não deve ser consumida. Se foi morto com lança ou com arma de fogo, deve ser rapidamente sangrado, se a carne destina-se a ser consumida. — Gênesis 9:3, 4; Levítico 17:13, 14; Atos 15:28, 29.

6. É errado aceitar uma transfusão de sangue? Lembre-se de que Jeová requer que nos abstenhamos de sangue. Isto significa que de forma alguma devemos receber em nosso corpo o sangue de outras pessoas ou mesmo nosso próprio sangue armazenado. (Atos 21:25) Portanto, os verdadeiros cristãos não aceitam transfusões de sangue. Aceitam outros tipos de tratamentos médicos, tais como transfusões de produtos não derivados de sangue. Querem viver, mas não tentarão salvar a vida por violar as leis de Deus. — Mateus 16:25.

Lição 13
Como você pode encontrar a religião verdadeira?

Será que todas as religiões agradam a Deus ou agrada-lhe apenas uma? (1)
Por que há tantas religiões que afirmam ser cristãs? (2)
Como se pode identificar os verdadeiros cristãos? (3-7)

1. Jesus instituiu uma só religião cristã verdadeira. De modo que hoje deve haver apenas um só corpo, ou grupo, de verdadeiros adoradores de Jeová Deus. (João 4:23, 24; Efésios 4:4, 5) A Bíblia ensina que somente poucos seguem a estrada apertada que conduz à vida. — Mateus 7:13, 14.

2. A Bíblia predisse que, após a morte dos apóstolos, aos poucos se introduziriam na congregação cristã ensinos errados e práticas não-cristãs. Homens desviariam crentes para seguir a eles, em vez de a Cristo. (Mateus 7:15, 21-23; Atos 20:29, 30) Este é o motivo de vermos tantas religiões diferentes, que afirmam ser cristãs. Como podemos identificar os verdadeiros cristãos?

3. O que mais destaca os verdadeiros cristãos é que têm verdadeiro amor entre si. (João 13:34, 35) Não são ensinados a achar que são melhores do que as pessoas de outra raça ou cor. Tampouco são ensinados a odiar as pessoas de outros países. (Atos 10:34, 35) Por isso, não participam em guerras. Os verdadeiros cristãos tratam uns aos outros como irmãos e irmãs. — 1 João 4:20, 21.

4. Outra particularidade da religião verdadeira é que seus membros têm um profundo respeito pela Bíblia. Aceitam-na como a Palavra de Deus e crêem no que ela diz. (João 17:17; 2 Timóteo 3:16, 17) Consideram a Palavra de Deus mais importante do que idéias ou costumes humanos. (Mateus 15:1-3, 7-9) Procuram levar a sua vida guiados pela Bíblia. Assim, não pregam uma coisa ao passo que praticam outra. — Tito 1:15, 16.

  Os verdadeiros cristãos têm amor entre si, respeitam a Bíblia e pregam o Reino de Deus

5. A religião verdadeira também precisa honrar o nome de Deus. (Mateus 6:9) Jesus tornou conhecido a outros o nome de Deus, Jeová. Os verdadeiros cristãos precisam fazer o mesmo. (João 17:6, 26; Romanos 10:13, 14) Quem, na sua localidade, fala aos outros sobre o nome de Deus?

6. Os verdadeiros cristãos têm de pregar o Reino de Deus. Jesus fazia isso. Ele sempre falava sobre o Reino. (Lucas 8:1) Mandou que seus discípulos pregassem esta mesma mensagem em toda a Terra. (Mateus 24:14; 28:19, 20) Os verdadeiros cristãos crêem que somente o Reino de Deus trará verdadeira paz e segurança nesta Terra. — Salmo 146:3-5.

7. Os discípulos de Jesus não devem fazer parte deste mundo iníquo. (João 17:16) Não se envolvem nos assuntos políticos, nem nas controvérsias sociais do mundo. Evitam a conduta, as práticas e as atitudes prejudiciais tão comuns neste mundo. (Tiago 1:27; 4:4) Pode você identificar na sua localidade o grupo religioso que tem estes sinais identificadores, que destacam o verdadeiro cristianismo?

Lição 14
Como as Testemunhas de Jeová estão organizadas

Quando iniciaram as Testemunhas de Jeová sua atividade nos tempos modernos? (1)
Como são as reuniões das Testemunhas de Jeová? (2)
Como se arca com as despesas? (3)
Quem toma a dianteira em cada congregação? (4)
Que reuniões maiores são realizadas a cada ano? (5)
Que trabalho se faz na sede e nas congêneres? (6)

1. As Testemunhas de Jeová iniciaram sua atividade nos tempos modernos na década de 1870. No começo, eram chamadas de Estudantes da Bíblia. Mas em 1931 adotaram o nome bíblico de Testemunhas de Jeová. (Isaías 43:10) De um começo pequeno, a organização desenvolveu-se até incluir milhões de Testemunhas, atarefadas em pregar em mais de 230 países.

2. A maioria das congregações das Testemunhas de Jeová realiza reuniões três vezes por semana. Convidamos você a assistir a uma delas. (Hebreus 10:24, 25) A Bíblia constitui a base do que se ensina. As reuniões são iniciadas e encerradas com oração. Também se cantam de coração “cânticos espirituais” na maioria das reuniões. (Efésios 5:18, 19) A entrada é franca e não se faz coleta. — Mateus 10:8.



3. A maior parte das congregações realiza as reuniões num Salão do Reino. Este costuma ser um prédio simples, construído por voluntários das Testemunhas. Não se vêem no Salão do Reino imagens, nem crucifixos ou coisas assim. As despesas são cobertas por donativos voluntários. Para quem quiser fazer um donativo, há uma caixa de contribuições. — 2 Coríntios 9:7.

4. Em cada congregação há anciãos, ou superintendentes. Eles tomam a dianteira no ensino na congregação. (1 Timóteo 3:1-7; 5:17) São ajudados por servos ministeriais. (1 Timóteo 3:8-10, 12, 13) Estes homens não são encarados como superiores aos demais da congregação. (2 Coríntios 1:24) Não recebem títulos especiais. (Mateus 23:8-10) Não se vestem diferente dos outros. Tampouco recebem pagamento pelo seu trabalho. Os anciãos cuidam voluntariamente das necessidades espirituais da congregação. Eles podem dar consolo e orientação numa época de dificuldade. — Tiago 5:14-16; 1 Pedro 5:2, 3.

5. As Testemunhas de Jeová realizam também grandes assembléias ou congressos todo ano. Nestas ocasiões, reúnem-se muitas congregações para um programa especial de instrução bíblica. O batismo de novos discípulos é uma parte regular do programa de toda assembléia ou congresso. — Mateus 3:13-17; 28:19, 20.

6. A sede mundial das Testemunhas de Jeová está situada em Nova York, EUA. Ali se encontra o Corpo Governante, o grupo central de anciãos experientes que supervisionam a congregação mundial. Há também mais de 100 filiais e congêneres em todo o mundo. Nestes lugares, há voluntários que ajudam a imprimir e a despachar publicações bíblicas. Fornece-se também orientação para organizar a pregação. Convidamos você a visitar a filial ou congênere mais próxima.

Lição 15
Como ajudar outros a fazer a vontade de Deus

Por que deve falar a outros sobre o que você está aprendendo? (1)
A quem você pode transmitir essas boas novas? (2)
Que efeito pode sua conduta ter sobre outros? (2)
Quando você pode pregar junto com a congregação? (3)

1. Agora você já aprendeu da Bíblia muitas coisas boas. Este conhecimento deve induzi-lo a cultivar a personalidade cristã. (Efésios 4:22-24) Tal conhecimento é essencial para que possa ganhar a vida eterna. (João 17:3) No entanto, outros também precisam saber das boas novas para igualmente poderem ser salvos. Todos os verdadeiros cristãos têm de dar testemunho a outros. Esta é a ordem de Deus. — Romanos 10:10; 1 Coríntios 9:16; 1 Timóteo 4:16.

2. Você pode começar por transmitir as boas novas que aprende a outros com quem tem contato. Fale delas a familiares, amigos, colegas de escola e de trabalho. Faça isso de modo bondoso e paciente. (2 Timóteo 2:24, 25) Lembre-se de que as pessoas muitas vezes prestam mais atenção à conduta de alguém do que ao que diz. Portanto, a sua boa conduta pode induzir outros a escutar a mensagem que lhes transmite. — Mateus 5:16; 1 Pedro 3:1, 2, 16.

3. Com o tempo, você poderá habilitar-se para começar a pregar junto com a congregação local das Testemunhas de Jeová. Este é um passo importante no seu progresso. (Mateus 24:14) Que alegria lhe dará poder ajudar alguém a se tornar servo de Jeová e a ganhar a vida eterna! — 1 Tessalonicenses 2:19, 20.

Lição 16
Sua decisão de servir a Deus

O que você precisa fazer para se tornar amigo de Deus? (1, 2)
Como se dedica a vida a Deus? (1)
Quando deve ser batizado? (2)
Como você pode obter a força para continuar fiel a Deus? (3)

1. Para se tornar amigo de Deus, você precisa obter um bom conhecimento da verdade bíblica (1 Timóteo 2:3, 4), ter fé nas coisas que aprendeu (Hebreus 11:6), arrepender-se dos pecados (Atos 17:30, 31), e dar meia-volta no rumo da vida que leva. (Atos 3:19) Então seu amor a Deus deve movê-lo a dedicar-se a ele. Isto quer dizer que numa oração pessoal, particular, você lhe diz que se entrega a ele para fazer a Sua Vontade. — Mateus 16:24; 22:37.

2. Depois de você ter se dedicado a Deus, deve ser batizado. (Mateus 28:19, 20) O batismo deixa todos saber que você se dedicou a Jeová. Por isso, o batismo é apenas para os que já têm idade suficiente para tomar a decisão de servir a Deus. Quando se batiza alguém, todo o seu corpo deve ser imerso na água por um momento.* — Marcos 1:9, 10; Atos 8:36.

3. Depois de você ter feito a dedicação, Jeová espera que viva à altura dessa promessa. (Salmo 50:14; Eclesiastes 5:4, 5) O Diabo procurará impedi-lo de servir a Jeová. (1 Pedro 5:8) Mas achegue-se a Deus em oração. (Filipenses 4:6, 7) Estude a Palavra Dele todos os dias. (Salmo 1:1-3) Mantenha-se unido à congregação. (Hebreus 13:17) Por fazer tudo isso, obterá a força necessária para continuar fiel a Deus. Assim poderá fazer por toda a eternidade as coisas que Deus requer de você!


*  Em preparação para o batismo, recomenda-se o estudo de Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna ou de um livro similar, publicado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

 

 

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional